quinta-feira, 8 de março de 2012

Como produzir músicas direto na web

O desenvolvimento tecnológico, tanto em termos de software (programas) como de hardware (equipamentos), tem ampliado as possibilidades de criação e experimentação artística, assim como contribuído na democratização ao acesso a ferramentas de produção. Softwares como Live (Ableton), Reason (Propellerhead) e FL Studio (antigo Fruity Loops, popular entre iniciantes) são usados por artistas de todo o mundo, dos mais variados gêneros e níveis de popularidade.

Recentemente, uma série de aplicativos para smartphones e tablets tem levado a produção musical para dispositivos móveis e estimulado até mesmo bandas famosas, como o Gorillaz, a explorar diferentes meios de criação em mídias móveis. Junto a esse processo, destaca-se o uso da computação/navegação nas nuvens (cloud computing) para a produção musical, tornando desnecessária a instalação de softwares para se produzir música - as ferramentas estão disponíveis online, acessíveis a qualquer momento e a partir de diferentes dispositivos.
Nesse panorama, a  Audiotool  é uma das ferramentas mais incríveis disponíveis atualmente. Acessível gratuitamente no endereço audiotool.com e também como um aplicativo para o navegador Google Chrome, ela possui sintetizadores, sequenciadores, equalizadores e simula diversos pedais de efeitos, além de uma interface de edição. Os pedais criam efeitos como delay, phaser, reverb, flanger, entre outros, enquanto as drum machines simulam equipamentos vintage clássicos como a bateria eletrônica Roland TR-808 e o sequenciador Roland TR-909.
A interface da Audiotool lembra uma mesa onde os "equipamentos" estão dispostos e o usuário deve conectar os cabos de cada elemento utilizado para que funcionem. É uma prática necessária também no Reason e que além de simular a utilização "física" do equipamentos, permite maior personalização na conexão entre os módulos usados. Outro grande ponto positivo é poder usar controladores MIDI, da mesma forma realizada em softwares tradicionais

As músicas criadas podem ser compartilhadas dentro da própria rede social da Audiotool e registradas em Creative Commons, o que estimula a criação de um enorme banco de áudio que pode ser sampleado e recriado. Para os iniciantes, existem diversos tutoriais que auxiliam na utilização da Audiotool e preparam você para muitas e muitas horas em frente ao computador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário