sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Dicas do produtor Rick Bonadio para bandas iniciantes.


Em entrevista ao site Bandas de Garagem, o produtor Rick Bonadio, conhecido por ter trabalhado com nomes de peso como Mamonas Assassinas, Tihuana, Charlie Brown Jr e CPM 22, diz o que espera de uma banda iniciante e dá dicas de como se pode encurtar o caminho para uma carreira musical bem sucedida.

BANDAS DE GARAGEM: Qual é o ponto essencial para o sucesso de uma banda?
Rick Bonadio: O fundamental é artista, a banda, o cara de talento. Eu não gosto e não acredito que tenham muito futuro bandas novas que copiam artistas que já estão fazendo sucesso. Eu recebi ‘300 mil’ cds demos de bandas que copiavam os Mamonas Assassinas, depois eu recebi ‘300 mil’ que copiavam Charlie Brown Jr. e outras tantas que copiam hoje o CPM22. Eu acho isso muito ruim, não gosto e não acredito que funciona. Eu acho que a banda tem que encontrar o seu próprio caminho e trazer alguma novidade para a música.

B G: A banda tem que definir um estilo musical? 
Rick Bonadio: Eu acho que não. Quando eu vou ouvir uma demo eu procuro ser surpreendido. A dica maior que eu poderia dar as bandas novas é procurar surpreender o cara que vai ouvir a sua demo. Se você vai mandar para uma gravadora ou para um produtor tente ir diretamente na novidade, criar uma história nova.

B G: Então, por exemplo, uma banda que faz hard rock com sonoridade e letras anos 70 não tem chance de gravar um disco? 
Rick Bonadio: De gravar um disco sim, mas de fazer sucesso poucas, por que o hard rock anos 70 é uma coisa que já foi, datada e que já passou. Na minha opinião, já era. Tem tanta coisa nova pra ser feita e o cara vai fazer hard rock dos anos 70? Vai ser difícil ele trazer alguma novidade dentro desse estilo.

B G: E a nova safra de bandas européias, como por exemplo, The Strokes, que traz uma sonoridade anos 70 com uma roupagem diferente? 
Rick Bonadio: Você ter influências é uma coisa. Fazer um estilo que já foi feito é outra. Eu acho que ter influência dos anos 70 é positiva. Os riffs de guitarra do Charlie Brown Jr. têm muita influência dos anos 70: tem Led Zeppelin, tem AC/DC. Tem coisas de hard rock, mas eles fizeram de uma maneira diferente, construíram um novo estilo. Eu acho que é a mesma coisa que o The Vines e o The Strokes, bandas que têm essa coisa anos 70.

B G: O rock é mais técnica, atitude ou inspiração? 
Rick Bonadio: Definitivamente não é a técnica. O conteúdo artístico do rock não está na técnica. Você ser um bom músico não significa que você é um bom roqueiro. Eu acho que está na atitude, nas letras, na mensagem e no estilo que você consegue impor na sua canção. A mistura de tudo isso resulta na novidade que você faz, na forma de você trazer uma certa rebeldia - que eu acho que o rock sempre tem isso - e junto com uma energia forte que pode ajudar você a conquistar mais seguidores.


B G: Voltando ao assunto inicial, que dica você daria para bandas iniciantes que estão começando a compor músicas?
Rick Bonadio: Que a música seja inspirada, não seja copiada.

B G: E o processo de gravação?
Rick Bonadio: Não não se preocupe muito com a qualidade e da técnica, porque se a canção for boa ela vai fazer sucesso e quando for o momento oportuno a banda vai ter condições de gravar isso de uma maneira adequada.

B G: E a questão da divulgação, levando-se em consideração que hoje nós temos a internet?
Rick Bonadio: O artista novo tem que espalhar a sua música, usar a internet, ele tem que correr atrás de oportunidade para fazer muitos shows. Mas ele não deve sonhar que a internet vai resolver o problema dele. Hoje banda de rock, assim como muitos anos atrás, cresce na estrada fazendo shows. Não é na internet, isso é uma bobagem. Internet ajuda, ajuda muito, mas não sonhe que ela vai te transformar num sucesso por que não vai.

B G: Então fazer shows é essencial?
Rick Bonadio: Para você construir uma carreira sólida você tem que ter base. Então faça muitos shows, em qualquer buraco. Vai tocar naquele barzinho do amigo que te dá uma oportunidade, tente abrir shows de outras bandas, vá a lugares alternativos, mostre a cara e faça shows por que você vai ganhar experiência e público.

B G: Então a experiência de shows é importante para se gravar um disco?
Rick Bonadio: É essencial para se gravar um disco porque vai sustentar o futuro desse disco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário