quinta-feira, 21 de julho de 2011

RUKHA



ZUADA: Alternative/ Pop Rock/ Reggae-Pop/MPB

JAGUNÇADA: 
      Tainahakã (vocal, violão)
      Laécio Calixto (bateria)

DISCOGRAFIA: 
      Veredas [2006]
      Rukha [2010]

CONTATO: bandarukha@yahoo.com /  bandarukha@hotmail.com 

BIOGRAFIA:
      Rukha palavra de origem aramaico cujo significado é sopro de vida, formada há sete anos, por músicos com influências musicais distintas, nascida na região do submédio São Francisco (Petrolina-PE), a Banda vem atuando com a sua música: (MPB ROCK), no conjunto dessas palavras, uma mistura de ritmos se junta para formar uma música de cunho progressivo em que a música popular é apresentada numa linguagem rock. 
      Em seu primeiro disco intitulado “A Real”, gravado em 2005, composições relatando situações casuais do dia-a-dia são abordadas de maneira didática, para que, juntamente com o público se possa proferir uma mensagem de paz. Mensagem essa que foi levada por seus tutores, no ano de 2006, até a capital baiana, Salvador, onde a banda passou temporada divulgando seu disco, foi esse um momento muito importante na história dos integrantes que começaram a perceber a difícil realidade da arte musical, tendo em vista a falta de recursos financeiros para investir na produção da banda. Mas aquela situação não desanimou a vontade de acontecer musicalmente, foi quando Natureza (amigo, produtor e artesão) incentivou a divulgação dos discos da mesma forma que ele vendia seu artesanato, “mangueando” na praia, nos bares, na noite, a idéia era oferecer os disco de ouvido em ouvido, utilizando um tocador de cd’s portátil, e assim começava a história dessa turma. 
      Em meados de sua existência, RUKHA tem participado de grandes eventos: 2004 V edição do festival Edésio Santos da Canção, Juazeiro - BA, festival esse no qual a banda conquistou o primeiro lugar com a música "GOL DE LETRA" de autoria de Sérgio Murilo; Unicef 2005 “Pacto Nacional o mundo para criança e o adolescente no semi-árido”, Juazeiro - BA, a banda esteve presente ao palco principal com o seu show, ao lado de grandes nomes como Daniela Mercury e Renato Aragão; Zalber Multicultural 2006, Salvador-BA; Festival Primavera 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009, Petrolina - PE; Esteve também presente no Moto Chico 2008 e 2009, fez a abertura do show da banda O Rappa 2009, Juazeiro - BA; carnaval de Juazeiro - BA 2009 e 2010; Festival Raiz e Remix 2009 e 2010, Festival Pernambuco Nação Cultural 2010(Homenagem a Luis Gonzaga), Exu – PE, entre outros.
      No ano de 2011 a banda acaba de lançar uma prévia do seu próximo disco, em que as vertentes regionais da criação musical também são bases de uma nova fase. No palco, (a bateria, a guitarra, o baixo, violão e voz), formam a harmonia do show “Comunga” que se faz pela junção de melodias quentes da guitarra, harmônicos acordes do violão, pesada levada de baixo e bateria e uma voz espaçosa, marcante de timbre grave. No repertório, composições da banda refletem a vida humana levando ao público uma opinião para um mundo melhor.


MAIS BANDAS AQUI



Nenhum comentário:

Postar um comentário